As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorNadolny, Lorena de Fatima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorDadalt, Rodrigo Angelo, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79842-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Lorena de Fátima Nadolny-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo da pesquisa é compreender de que modo a criança se apropria dos saberes da capoeira no contexto da Educação Física escolar e, a investigação foi realizada com as crianças de cinco/seis anos inseridas no 1o. ano do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Curitiba em que o professor apresenta práticas com a capoeira, como conteúdo da Educação Física escolar. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da capoeira na escola foram: Falcão (1996), Nadolny (2002) e Soares (2004); para culturas da infância foram: Sarmento (2003 e 2004) e Corsaro (2009); e para a pesquisa com crianças foram: Delgado e Müller (2005), Cerisara (2004) e Leite (1996). A coleta de dados envolveu o planejamento e a docência de aulas de capoeira em parceria com o professor de Educação Física da escola, onde as aulas eram fotografadas e serviam de mobilizador das conversas das crianças nas rodas de conversa que foram filmadas. Portanto a roda de conversa foi o instrumento metodológico. O estudo foi organizado em quatro eixos de análise: sequência de interações, a imaginação do real, o suporte do brincar e ideomovimentos. O suporte do brincar e ideomovimentos são os mediadores entre a interação e a imaginação do real. A cada interação a criança imagina o real, como uma projeção da situação vivida, a na sequência de interações esta imaginação se torna mais significativa onde os saberes se tornam próprios da criança.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCapoeira-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Título: dc.titleAs culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças-
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