A sucata como brinquedo no CMEI'S de Curitiba : um recurso para oportunizar o movimento à criança pequena

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Autor(es): dc.contributorPalhano, Nathália Crescêncio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorBerte, Rafaela Karen, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79831-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nathália Crescêncio Palhano-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa verificou quais os tipos de brinquedos de sucatas existentes em um CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba-Paraná selecionado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (SME). A partir da indicação o estudo classificou os brinquedos que oportunizam o movimento à criança pequena neste contexto educacional. Para a pesquisa foram utilizados os estudos de Didonet (1982), Machado(1999) e Weiss(1989) para a discussão da sucata como material pedagógico; Kishimoto (2001) e Brougère (1995) para fundamentar os conceitos de brincadeira e brinquedo; Garanhani (2002) para a discussão sobre movimento na educação da criança pequena e a fim de atingir o objetivo de categorizar o brinquedosucata para o movimento foi a classificação de Famílias de Brinquedos de Michelet (1998). Em razão da natureza do presente estudo e dos objetivos propostos foi utilizada para a pesquisa a abordagem qualitativa. A observação e as conversas juntamente com a utilização de registros fotográficos foram os instrumentos metodológicos utilizados para a identificação de características e funções dos brinquedo-sucata encontrados. A apresentação da análise de dados deu-se a partir das Famílias de Brinquedos apontadas aqui para se referir aos brinquedos no trabalho educativo com o movimento: Brinquedos para atividades Sensório-Motoras, Brinquedos para atividades Físicas e Brinquedos para atividades Criativas foram as classificações identificadas. A partir dessa pesquisa foi possível constatar que há grande variedade de brinquedos-sucata no CMEI e estes possuem características para o trabalho educativo com o movimento. O estudo de Michelet(1998) ajudou na classificação, mas a partir desse estudo aponta-se a necessidade de uma classificação de brinquedos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedos - Confecção-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades lúdicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física para crianças-
Título: dc.titleA sucata como brinquedo no CMEI'S de Curitiba : um recurso para oportunizar o movimento à criança pequena-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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