
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Thomacheski, Leandro Francisco, 1983- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79805 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79805 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 29/08/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 63-66 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho trata da produção e aplicação de uma sequencia didática investigativa que visa a reflexão acerca dos desafios impostos e conhecimentos possibilitados pelo enfrentamento à pandemia de covid-19. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com estudantes do segundo ano do curso de formação de docentes em um colégio estadual de Guaratuba, litoral paranaense. Como resultado da aplicação da sequencia didática, os estudantes produziram materiais de divulgação sobre os temas pesquisados, que foram disponibilizados para a comunidade escolar em forma de cartazes, palestras, entre outros. O material produzido foi submetido à analise de discurso, na qual ficou evidenciada a lógica do pensamento complexo e a construção de uma relação social com o conhecimento. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper deals with the production and application of an investigative didactic sequence that aims to reflect on the challenges imposed and knowledge made possible by confronting the covid-19 pandemic. The work was developed together with second year students of a teacher-training course in a state school in Guaratuba, on the coast of Paraná. As a result of the didactic sequence application, the students produced dissemination materials about the researched themes, which were made available to the school community in the form of posters, lectures, among others. The material produced was submitted to discourse analysis, in which the logic of complex thinking and the construction of a social relationship with knowledge were evidenced. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento | - |
| Título: dc.title | Produção de material de orientação para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 por estudantes do ensino médio de um colégio do litoral paranaense : uma abordagem sob a ótica do pensamento complexo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: