Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bozza, Rodrigo, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
Autor(es): dc.creator | Granato, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79781 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Rodrigo Bozza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O processo de envelhecimento vem acompanhado por diversas alterações fisiológicas e comportamentais que comprometem a realização de atividades básicas da vida diária. Uma das principais alterações está relacionada à diminuição de massa e força muscular com a idade, denominada sarcopenia que pode acarretar em quedas e fraturas que levam a perda da dependência funcional. Observando tais aspectos este estudo teve por objetivo analisar as alterações relacionadas à sarcopenia e a influência que o treinamento de força exerce sobre a mesma. Através de uma revisão de literatura foram investigados artigos relacionados a sarcopenia e aos principais mecanismos envolvidos no processo de perda de massa e força muscular com o envelhecimento. São observados aumentos de 24% na prevalência de sarcopenia para pessoas a cima de 70 anos e de 50% para aquelas com mais de 80 anos, sendo pouco mais evidente para o sexo masculino. As principais alterações relacionadas à composição corporal são o aumento da gordura nas primeiras décadas do envelhecimento e a diminuição nas idades mais avançadas em virtude da gradativa perda de massa muscular conseqüente a sarcopenia. O processo de envelhecimento também é responsável pela dificuldade do organismo em sintetizar novas proteínas em especial a proteína miofibrilar que chega a ter taxa de síntese 28% menor em idosos quando comparado com jovens. Entretanto há pouca alteração quanto à degeneração de proteínas danificadas. Com o passar da idade ocorre um decréscimo nos níveis circulantes de vários hormônios anabólicos, entre eles o hormônio do crescimento, a testosterona e o DHEA, que contribuem para a manutenção da massa e função muscular em indivíduos da terceira idade. A perda de neurônios destaca-se como a principal alteração relacionada ao sistema neuromuscular, sendo responsável pela atrofia muscular gerada pela desnervação seletiva, principalmente nas fibras tipo II. O treinamento de força é considerado a principal prevenção e opção terapêutica no combate aos malefícios causados pela sarcopenia. O treinamento de força deve fazer parte do programa de atividade física de indivíduos com mais de 40 anos que pretendem minimizar ou impedir o desenvolvimento da sarcopenia. Quanto maior as intensidades do treinamento maiores serão os incrementos de força, podendo chegar a até 227% de 1RM. O planejamento de um programa de força para idosos segue as mesmas orientações para montagem de um programa de treinamento para qualquer outra faixa etária e deve incluir exercícios para os principais grupos musculares. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sarcopenia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento de força | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Título: dc.title | Alterações relacionadas à sarcopenia e a influência do treinamento de força | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: