Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Andréa Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79774 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Édina Mayer Vergara | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresentou um estudo de caso que também intitula este estudo sobre Percepção de Detecção dos Transtornos Invasivos, Transtornos Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental, na qual foi aplicado um questionário para os professores, com o objetivo geral de saber como acontece o processo de inclusão de criança com Transtornos Invasivos (TI) na Educação Infantil e como essas crianças vêm sendo assistida de acordo com as políticas. Transtornos Invasivos também são denominados como Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). A educação Infantil é a primeira etapa da educação básica devendo atender crianças de 0 a 3 anos de idade em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas, sendo obrigatório a partir dos 4 anos. Tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. No Plano Nacional de Educação na meta 1 a palavra universalizar compreende que a palavra está associada a igualdade de direitos, dessa forma entendese que a Educação Infantil será ofertado universalmente à todas as crianças na rede regular de ensino. As crianças precisam ser estimuladas em todos os campos de experiências, para que não ocorram prejuízos em seu desenvolvimento. Entre os resultados observou-se que as crianças com TEA normalmente não tem laudo, familiares não informam por não conhecerem ou porque desejam esconder a deficiência com medo que a instituição rejeite a criança | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (20 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | A criança autista na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: