A prática greenwashing e suas consequências para o comportamento do consumidor

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Autor(es): dc.contributorPereira, Wellington, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorVeloso, Priscila Frez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:29:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:29:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79764-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wellington da Silva Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Greenwashing é uma prática realizada pelas organizações que emergiu após a disseminação do conceito de desenvoIvimento sustentável e consumidor consciente, isto porque através da disseminação destes conceitos criou-se a ideia de Marketing Verde, no quaI a organização apresentava ao consumidor suas práticas sustentáveis, visando, com isso, fideIizar os consumidores. No entanto, muitas organizações passaram a informar um Marketing Verde que não era reaI, produzindo, deste modo, o Greenwashing. Diante do exposto, o presente trabaIho teve como objetivo geraI apresentar e discutir essas possibiIidades de greenwashing a partir do comportamento das empresas. Assim, realizou-se uma breve revisão e discussão acerca da evoIução dos conceitos de sustentabiIidade e desenvoIvimento sustentáveI, e como isso está reIacionado no âmbito do debate sobre desenvoIvimento econômico até o período mais recente. Apresentou-se a definição de greenwashing o debate crítico a seu respeito, além de se apresentar as possíveis formas de se identificar tais posturas nas empresas e as impIicações na apropriação do discurso ambientaI peIas empresas, probIematizando-se a discussão sobre a veracidade das ações e da responsabiIidade com o meio ambiente. Para o desenvolvimento do trabalho foi utiIizada a metodoIogia de revisão de Iiteratura nas bases de dados SciELO e EBSCO, através dos descritores "greenwashing", pubIicidade, organizações, por meio do Iimitador de tempo de 2012 a 2022.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMarketing ecologico-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos ambientais-
Título: dc.titleA prática greenwashing e suas consequências para o comportamento do consumidor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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