
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Naiana Boaventura dos, 1987- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79745 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79745 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Cistina Cardoso de Medeiros | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A população idosa tem crescido mais rapidamente que outras faixas etárias em todo o mundo, indicando um processo de envelhecimento populacional. Com o envelhecimento, ocorrem diversas alterações no indivíduo, que podem ser físicas, psicológicas e sociais. Tendo em vista este processo de envelhecimento populacional e as alterações oriundas da velhice, faz-se necessário adotar maneiras que tornem esta fase da vida mais agradável, visando qualidade de vida, bem estar físico, psicológico e social destes indivíduos. Além de algumas alterações como diminuição de capacidades físicas e cognitivas, as relações sociais desta faixa etária também tendem a reduzir, acarretando em sentimentos de isolamento e solidão. Sendo assim, a prática de atividades físicas pode ser um fator contribuinte neste processo, já que, além de trabalhar as capacidades físicas do idoso, auxilia na melhora das atividades de vida diária e, ainda, principalmente se praticada em grupo, fortalece as relações sociais deste indivíduo. Desta maneira, a dança, como atividade motivadora e prazerosa, pode ser uma ótima opção para ser trabalhada nesta faixa etária, visto que, além de vários benefícios físicos e cognitivos, esta prática ajuda na integração e vínculo social do idoso. Sendo assim, este estudo teve por objetivo verificar se a dança pode ser utilizada como ferramenta de socialização na Terceira Idade. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório, com base na pesquisa participante, desenvolvido a partir de aulas de dança ministradas para os participantes do projeto de extensão universitária da UFPR "Sem Fronteiras: atividades corporais para adultos maduros e idosos" . A discussão de tal estudo foi realizada através de um diário de campo e das falas espontâneas destes idosos a cerca das aulas. Os resultados apontaram que a dança, além de melhorar as capacidades físicas dos participantes, auxiliando na melhora das atividades de vida diária destas pessoas, auxiliou no desenvolvimento da memória e da criatividade, a combater o estresse e a depressão e, principalmente, a desenvolver a socialização entres estes indivíduos, constituindo uma prática positiva nesta fase da vida, favorecendo a integração social, dentro e fora do projeto, fortalecendo as amizades, potencializando a satisfação e o suporte social de cada um. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança para idosos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Idosos - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercicios fisicos - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | A prática da dança na terceira idade : ferramenta de socialização entre os idosos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: