A dinâmica de crescimento da Salesforce.com, Inc.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPelaez, Victor, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorTomadon, Leonardo, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79739-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79739-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Victor Manoel Pelaez Alvarez-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se à análise da dinâmica de crescimento da empresa Salesforce.com, Inc., da sua fundação em 1999 a 2020, sob ótica da Teoria do Crescimento da Firma de Edith Penrose. Tem por objetivo resgatar a história da empresa em termos das suas estratégias de crescimento interno (combinação e recombinação de recursos produtivos), crescimento externo (fusões e aquisições) e de diversificação de suas atividades. A metodologia da análise caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória. Para isso, foi realizada uma revisão na literatura de Penrose, a qual discute as condições de crescimento da firma, seus fatores limitantes, o papel do empresário e da organização das forças produtivas, bem como a capacidade de recombinação de recursos. Além disso, foi realizado o levantamento de dados e relatos da Salesforce.com, Inc. por meio de relatórios e apresentações financeiras da empresa, submetidos à Securities Exchange Comission (SEC) dos EUA. Foram também utilizados documentos de analistas do mercado de tecnologia da informação, como a Gartner e a Crunchbase. Ao fim do trabalho, pode-se constatar que Salesforce.com, Inc. cresceu significativamente em menos de duas décadas, atingindo US$21,25 bilhões de receita e 56 mil funcionários em 2020, por meio de sua especialização dentro de amplos limites, com o lançamento e popularização do SaaS, e posterior criação da plataforma, e expansão da sua base tecnológica, por meio da aquisição de 68 empresas de software. Isto garantiu sua competitividade e posição de liderança no mercado de software CRM, atingindo 23.8% de participação de mercado ao fim do período analisado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComputação em nuvem-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Título: dc.titleA dinâmica de crescimento da Salesforce.com, Inc.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.