Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pelaez, Victor, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Henrique Fernandes, 1996 | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79733 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Victor Manoel Pelaez Alvarez. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo aborda-se a dinâmica de crescimento da empresa Spotify, que atua no mercado de streaming de música. Adota-se o referencial de análise de Edith Penrose, com ênfase no potencial, nas estratégias e nos limites de crescimento da firma. Trata-se da expansão de um mercado baseado no modelo de negócio de Software as a Service (Saas) no qual se analisa as estratégias de identificação e de potencialização de oportunidades produtivas, tanto por meio da recombinação de recursos para criar rotinas operacionais eficientes, quanto pela habilidade de gerar experiência em forma de conhecimento subjetivo, a fim de reduzir recursos ociosos e proporcionar a obtenção e da retenção de receitas ao longo do tempo. A Spotify desenvolveu sua aplicação principal dentro de sua base tecnológica, disponibilizando serviços de software hospedados na nuvem. Tornou-se líder no seu segmento de mercado por meio da criação de planos de assinatura, disponibilizando integrações com outras plataformas de redes sociais, empregando inteligência artificial e melhorando a usabilidade da plataforma para os usuários finais. Com isso, a empresa foi capaz de expandir seu quadro de funcionários, que hoje conta com mais de seis mil funcionários, apoiando-se em recursos administrativos automatizados e utilizando da experiência acumulada para criar rotinas internas eficientes que suportassem a geração de novos serviços de streaming de música. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação em nuvem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresas - Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Título: dc.title | A dinâmica de crescimento da Spotify AB | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: