Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Stephan, Samyra de Lourdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Caielli, Fernanda Negrão Chaves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79720 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Susan Regina Raittz Cavallet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 21 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A proposta do projeto "Reeducar-se para Educar: Memorias e Projetos em Educação da Vida" visa através da reflexão e da transformação vivencial do educador desenvolver um processo educacional, um fazer educativo com valores e atitudes mais empáticas, por meio do qual as pessoas construam um ambiente alegre, produtivo, favorável ao ensino-aprendizagem e ao bom convívio de apoio mútuo e colaboração. A Autora propõe inicialmente através de suas memórias uma análise da importância do memorial de vida como alicerce para o autoconhecimento e para o engajamento do educador como agente de transformação através do desenvolvimento de projetos em Educação da Vida. A proposta ocorre dentro do curso de extensão universitária "Ciclo de Estudos da Educação da Vida", está fundamentado no estudo e aplicação do método "Educação da Vida", elaborado por Masaharu Taniguchi e tem como objetivos contribuir para melhorar a qualidade das relações entre docentes, alunos e pais e relações de ensino-aprendizagem na escola. O Ciclo de Estudos da Educação da Vida converge com a proposta do curso Alternativas para uma Nova Educação - ANE à medida que ambos propõem a transformação da sociedade atual para uma sociedade mais empática através da educação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (63 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Reeducar-se para educar : memoriais e projetos em educação da vida | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: