A educação popular e a gestão democrática inserida dentro do currículo escolar

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Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorRosário, Daniely do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79711-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maurício César Vitória Fagundes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo visa trabalhar com os principais pontos relativos a Educação Popular e Gestão Democrática, de modo a ressaltar seus conceitos, contextos e como devem ser aplicados, e, por fim, por que esse método de aplicação não obtem resultados eficientes. Com relação a Educação Popular, a ideia de valorizar a cultura popular e inseri-la no currículo acadêmico, é uma das possíveis resposta a exigência, cada vez maior, de que a pluralidade seja, não somente de reconhecida, mas também uma incluída após anos de marginalização. Já se tratando de Gestão Democrárica, esta também exalta a pluralidade, e faz com que a cidadania e a democracia sejam passíveis de serem praticadas em ambiente escolar, e, desse modo, aprendidos pelos educandos, tanto na teoria, quanto na ação. Além de, ao involver a comunidade no seio do espaço escolar, a Gestão Democrática também oferece maior qualidade do ensino, visto que, o currículo acadêmico se torna mais próximo a realidade, e, consequentemente, mais interessante, quando se há o envolvimento da sociedade para elaborá-lo. Cabe ressaltar que ambas as práticas, Educação Popular e Gestão Democrática, dependem de uma ativa participação da comunidade em que a escola se situa, o que é, comitantemente, a característica mais importante destes conceitos e a mais difícil de ser realizada.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Título: dc.titleA educação popular e a gestão democrática inserida dentro do currículo escolar-
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