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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Marili Rute Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79708 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Paula Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas em Paranaguá incluindo em seu corpus professores, alunos e comunidade escolar. Durante os encontros desenvolvidos nas escolas foram aplicados os conteúdos da grade curricular abordados na Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – litoral. O GT do PEGPEDI se compunha de 15 pesquisadores espargidos pelas escolas do ensino infantil situadas no município. Os resultados confirmam que os brinquedos e jogos lúdicos (Kishimoto, 1994) tratam-se de um conjunto de preceitos educativos de alcance universal (Röhrs e Montessori 2010), que devem ser utilizados em uma concepção pedagógica inclusiva (Freire, 1996), como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem (Vygotsky, 1991). | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Exercicios e jogos | - |
Título: dc.title | A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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