A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Paula da Silva Inácio, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Marili Rute Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79708-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Paula Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas em Paranaguá incluindo em seu corpus professores, alunos e comunidade escolar. Durante os encontros desenvolvidos nas escolas foram aplicados os conteúdos da grade curricular abordados na Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – litoral. O GT do PEGPEDI se compunha de 15 pesquisadores espargidos pelas escolas do ensino infantil situadas no município. Os resultados confirmam que os brinquedos e jogos lúdicos (Kishimoto, 1994) tratam-se de um conjunto de preceitos educativos de alcance universal (Röhrs e Montessori 2010), que devem ser utilizados em uma concepção pedagógica inclusiva (Freire, 1996), como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem (Vygotsky, 1991).-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConstrutivismo (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Exercicios e jogos-
Título: dc.titleA criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.