Escola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorAlves, Simone Kirchhoff, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79707-
Descrição: dc.descriptionOrientador: não informado-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar as ações pedagógicas nas escolas do campo, em especial as salas multisseriadas. Usando, como metodologia, pesquisas em materiais sobre o tema e aqui referenciadas bibliograficamente. As escolas do campo estão cada vez mais presentes na realidade da Educação Mundial, embora seja pouco retratada e que não haja políticas públicas intensas voltadas a ela. As salas multisseriadas são tachadas como sinônimos de retardo e pouca qualidade, já que se formam de turmas compostas de várias séries/anos, que possuem apenas um professor. Estas são geralmente situadas em comunidades rurais, às vezes com estruturas físicas e/ou materiais suscetíveis. Porém, o ensino nessas turmas pode ser de qualidade, desde que tenha condições físicas e pedagógicas para isso. Ressaltando que a ação pedagógica do professor é construída tanto de conhecimentos acadêmicos, quanto pelas experiências da prática, mais em especial através dos saberes vivido em seu meio. É a junção desses fatores, que ajudará na construção de uma prática metodológica que melhore a qualidade de ensino nas salas multisseriadas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEscola rural - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectClasses multisseriadas-
Título: dc.titleEscola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.