Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Jayson Vaz, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Joycianne Cristina Cabral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79705-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jayson Azevedo Marsella de Almeida Pedrosa Vaz Guimarães-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância da gestão a frente dessas duas bases para a sociedade. A importância deste estudo se justifica pela necessidade de entender o papel que possuímos na comunidade social, e que as participações de todos geram resultados significativos para o futuro. A proposta é compreender a necessidade das partes que envolvem este tema, e criar uma reflexão sobre o futuro educacional do país. Teremos como objetivos específicos a analise das atribuições do coordenador pedagógico no espaço escolar objetivando a construção da identidade da instituição. A necessidade da participação de toda a comunidade neste processo, também devendo ser observada o desempenho e a desenvoltura do pedagogo nesse trabalho. Na metodologia utilizada pretendeu-se estabelecer parâmetros para a construção de uma pesquisa foi realizada de forma qualitativa em busca da contribuição para desenvolvimento e construção do PPP junto à comunidade acadêmica. Realizaram-se reuniões para repasse de conteúdos estudados durante o curso de Pós-graduação. Cabe ressaltar que a política pedagógica, é de extrema importância para que todos encontrem soluções e juntos superem os desafios que possam surgir. Faz com que todos tenham voz e vez.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Título: dc.titleGestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.