
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Jayson Vaz, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Joycianne Cristina Cabral | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79705 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79705 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jayson Azevedo Marsella de Almeida Pedrosa Vaz Guimarães | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância da gestão a frente dessas duas bases para a sociedade. A importância deste estudo se justifica pela necessidade de entender o papel que possuímos na comunidade social, e que as participações de todos geram resultados significativos para o futuro. A proposta é compreender a necessidade das partes que envolvem este tema, e criar uma reflexão sobre o futuro educacional do país. Teremos como objetivos específicos a analise das atribuições do coordenador pedagógico no espaço escolar objetivando a construção da identidade da instituição. A necessidade da participação de toda a comunidade neste processo, também devendo ser observada o desempenho e a desenvoltura do pedagogo nesse trabalho. Na metodologia utilizada pretendeu-se estabelecer parâmetros para a construção de uma pesquisa foi realizada de forma qualitativa em busca da contribuição para desenvolvimento e construção do PPP junto à comunidade acadêmica. Realizaram-se reuniões para repasse de conteúdos estudados durante o curso de Pós-graduação. Cabe ressaltar que a política pedagógica, é de extrema importância para que todos encontrem soluções e juntos superem os desafios que possam surgir. Faz com que todos tenham voz e vez. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
| Título: dc.title | Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: