Da gestão democrática ao respeito á infância : por uma educação pelo movimento

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Autor(es): dc.contributorMarafon, Danielle-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorGalbo, Camila Suhélen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:03:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:03:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79704-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Danielle Marafon-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações à atual forma de organização escolar, que vive e se relaciona intimamente com os pressupostos da educação bancária e é também, uma proposta de organização escolar baseada no desenvolvimento humano por meio do movimento, do corpo e das práticas corporais, tendo em vista os inúmeros benefícios, da correlação entre corpo e mente, para o aprendizado do bem viver, contrapondo o modelo mecanicista e competitivo, de segregação social e opressão. Buscando o despertar da autonomia por meio da livre expressão corporal e da educação sensível. Construindo a autonomia das crianças, partindo da realidade, dos interesses e necessidades delas, nesse sentido contribuindo para alcançar uma Gestão Democrática em respeito infância. Nosso aporte teórico teve como autores FREIRE (2017); MONTESSORI (1936); BERGE (1975), entre outros. Tivemos como instrumento de coleta de dados entrevista com os educandos e observação direta das práticas e métodos adotados pelos educadores, buscando uma resignificação dos objetivos escolares e a superação de paradigmas tradicionais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Título: dc.titleDa gestão democrática ao respeito á infância : por uma educação pelo movimento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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