
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Mislaine Maria de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79702 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79702 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua função, seus fins e seus desafios no contexto atual. Portanto, nesta perspectiva, este trabalho discutir sobra a elaboração do PPP e sua significância na organização do trabalho pedagógico, assim como na gestão democrática da escola. O enfoque desta discussão se encontra na forma de elaboração do PPP, a qual consideramos ser a democrática participativa, enfatizando a importância da coletividade, neste processo, para que as ansiedades, necessidades e desejos de todos os segmentos da escola sejam atendidos. Este estudo conta ainda com uma pesquisa de campo, onde após a ocorrência de alguns encontros do grupo para estudos a respeito da gestão democrática e construção do PPP, os professores participantes do GPDI procederam a análise do PPP de algumas escolas municipais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
| Título: dc.title | A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: