Contribuições da educação popular e gestão democrática para construção e emancipação dos sujeitos : um olhar para as práticas pedagógicas

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Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorSilva, Edina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79699-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79699-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mauricio César Vitória Fagundes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da educação popular e gestão democrática na construção e emancipação do sujeito. O estudo foi desenvolvido por meio do relato de vivências e experiências, na multiplicação de saberes, durante um curso de extensão onde foi desenvolvido um processo de multiplicação junto a profissionais da educação, alunos de graduação, magistério e líderes comunitários. Com propostas a partir de analises e busca em prol da transformação do sujeito a partir de uma consciência crítica de sua realidade durante encontros e reuniões três dias por semana. Visando o empoderamento do sujeito para que este torne-se protagonista de sua história, transformando sua realidade e assim a sua comunidade. O estudo apontou para tais possibilidades, por meio da reflexão das práticas pedagógicas que se preocupam em humanizar o ensino e aprendizagem do educando para a vida em sociedade. Criando e discutindo as considerações e significados da relação entre concepção de Educação Popular e gestão Democrática, na construção de saberes com relevância, onde e como buscar respostas, que auxiliem em seus objetivos por lutar a procura de seus direitos apoderando-se de saberes e assim modificar a sua realidade e transformar sua comunidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Título: dc.titleContribuições da educação popular e gestão democrática para construção e emancipação dos sujeitos : um olhar para as práticas pedagógicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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