A avaliação na educação física de crianças pequenas : o que contam os/as professores/as de educação física do 1º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Marinele do Rocio Leonço de, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79658-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa tem como objetivo analisar as formas de avaliaçAo utilizadas pelos professores de Educaçao Fisica responsaveis pelo 10 ano do Ensino Fundamental. Para i sto , foram colhidos depoimentos escritos por e-mail de professores e professoras de EducaçAo Fisica da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que fazem parte do Projeto Educamovimento: Saberes e Praticas na Educaçao Infantil, vinculado ao Programa licenciar da Universidade Federai do Parana, no ano de 2010. A pesquisa aponta questaes imprescindiveis sobre a infancia, desde seus conceitos primordiais, até os mais recentes. Foi abordada, também, como a Educaçao Fisica esta inserida no contexto escolar e suas varias manifestaçaes. Para isto, foram utilizados os seguintes autores, Garanhani (2008) referentes à Educaçao Fisica na Educaçao I nfa ntil , Hoffmann (2000) a respeito da avaliaçao na Educaçao Infantil, Andrade Filho e Schneder (2008) com as especificidades na Educaçao Infantil. Ao analisar os depoimentos, os/as professores/as ja possuem essa postura mediadora, conscientes que fazem parte do processo, em contra partida eles ficam presos ao preenchimento das fichas e pareceres descritivos. Entende-se a avaliaçAo como parte do processo de aprendizagem, com muitos elementos que influenciam a aprendizagem. Portanto é necessario que o/a professor/a nAo se preocupe demasiadamente com as questaes burocraticas, mas sim, com o desenvolvimento e efetivaçao do trabalho docente, a aprendizagem pedag6gica, as quais sAo questaes fundamentais para o/a professor/a seja de qualquer disciplina juntamente, com o corpo docente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação-
Título: dc.titleA avaliação na educação física de crianças pequenas : o que contam os/as professores/as de educação física do 1º ano do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.