
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Correia, Fernando Motta, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cesar Augusto de, 1994- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79591 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79591 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando Motta Correia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O Brasil é um país que têm como modo de organização estatal baseada no federalismo, onde as responsabilidades estatais são divididas entre os entes federados, União, Estados e Municípios. O orçamento público contém despesas discricionárias e despesas obrigatórias, o objetivo deste estudo é verificar o impacto da dívida pública nas despesas obrigatórias que têm seus limites mínimos e máximos previstos em lei, para isso foi analisado o comportamento dos gastos públicos no período de 2004 a 2018 em relação à sua restrição orçamentária. O método utilizado foi a tabulação dos dados de acordo com os níveis de endividamento dos estados e modelos econométricos de dados em painel para verificar as correlações entre a dívida pública e as despesas obrigatórias. Também foi considerado na análise as despesas com investimento, pois, estas sofrem impacto direto das despesas com pessoal. Os resultados obtidos mostram que a dívida tem impacto somente nas despesas obrigatórias que tem seus limites mínimos e máximos fixados, para despesas como o investimento, a dívida não tem impacto, ela está sendo restringida pela alocação de gastos com pessoal. Outro dado observado mostra que os gastos com saúde estão correlacionados com o PIB, ao contrário das despesas com educação que não mostraram ter relação com o PIB. Em síntese foi observado que os estados têm alocado seus recursos respeitando o que determina a lei para as despesas com saúde, educação e pessoal no que diz respeito aos seus limites mínimos e máximos. Embora a dívida tenha mostrado correlação nos modelos econométricos, ela não está mostrando impacto significativo nas despesas obrigatórias. Ao longo da leitura será possível verificar a revisão da literatura sobre o federalismo, principais leis referentes aos gastos públicos e os resultados obtidos a partir dos dados dos gastos estaduais para o período observado. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Despesa pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orçamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
| Título: dc.title | Despesas públicas e restrição orçamentária nos estados brasileiros : uma análise para o período 2004 – 2018 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: