
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tschoke, Aline | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Luccas Gonçalves, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79587 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79587 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Aline Tschoke | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tematiza as práticas de lazer abordadas no contraturno escolar e o perfil do professor de educação física atuante nessa área, buscando, através de uma análise qualitativa, a identificação de um caráter que possa ser considerado formador durante intervenções dessa característica. Foram pesquisadas duas instituições localizadas na cidade de Curitba, sendo uma pública e uma privada. Para tanto foram utilizados como instrumentos metodológicos visitas nas intervenções, com registros em diários de campo descritivos e, posteriormente, elaboração das categorias de análise. Conclui-se que é possível a presença de elementos educacionais dentro das práticas de lazer trabalhadas no contraturno, mas isso ocorre com a junção de fatores em sua maioria proporcionados pelo professor, como a identificação criada entre aluno e professor, o incentivo de discussões sobre as situações surgidas em decorrência da aula com enfoque educacional e crítico, e por fim, as estratégias e planejamento para apresentar um conteúdo que gere interesse por parte dos alunos fazendo com que eles se envolvam com a prática trabalhada e relacione com suas vivências. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | O tempo da escola : o papel do professor de educação física no contraturno escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: