Professores de educação física e suas histórias de vida : análise sobre a formação continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBassani, Jaison José-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorSouza, Luana Gomes de, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79586-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jaison José Bassani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : o presente texto trata-se de uma analise das trajetérias de vida de dois professores de Educaçao Fisica participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, um programa de formaçao continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educaçao - SEED, do Parana. O intento da pesquisa é aferir, pela analise das histérias de vidas destes professores, quais foram os aspectos decisivos que os motivaram a ingressar no referido programa, com vias a analisar elementos da identidade profissional dos professores envolvidos. De inicio, sao apresentados os elementos da vida pessoal da autora que acabaram por constituir o interesse por tal tematica. Posteriormente, o texto trata de fundamentar o método de pesquisa utilizado, o biografico, realizando conex6es com a tematica da formaçao de professores, salientando especificamente produç6es da area da Educaçao Fisica. O PDE, enquanto politica publica de formaçao de professores da Rede de Ensino do Estado do Parana ocupa um capitulo do trabalho, contendo a sua contextualizaçao histérica e detalhamento de sua execuçao. Em um momento seguinte, passa-se à analise das histérias de vida dos professores, recolhidas por meio de um roteiro semi-estruturado de entrevista. Nesse momento discute-se a hipétese de que os aspectos estritamente profissionais, ligados à questao do aumento salarial, sao insuficientes para explicar o interesse dos professores em ingressarem no programa acima referido.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de Desenvolvimento da Educacao (PDE)-
Título: dc.titleProfessores de educação física e suas histórias de vida : análise sobre a formação continuada-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.