Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bassani, Jaison José | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Luana Gomes de, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79586 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79586 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Jaison José Bassani | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : o presente texto trata-se de uma analise das trajetérias de vida de dois professores de Educaçao Fisica participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, um programa de formaçao continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educaçao - SEED, do Parana. O intento da pesquisa é aferir, pela analise das histérias de vidas destes professores, quais foram os aspectos decisivos que os motivaram a ingressar no referido programa, com vias a analisar elementos da identidade profissional dos professores envolvidos. De inicio, sao apresentados os elementos da vida pessoal da autora que acabaram por constituir o interesse por tal tematica. Posteriormente, o texto trata de fundamentar o método de pesquisa utilizado, o biografico, realizando conex6es com a tematica da formaçao de professores, salientando especificamente produç6es da area da Educaçao Fisica. O PDE, enquanto politica publica de formaçao de professores da Rede de Ensino do Estado do Parana ocupa um capitulo do trabalho, contendo a sua contextualizaçao histérica e detalhamento de sua execuçao. Em um momento seguinte, passa-se à analise das histérias de vida dos professores, recolhidas por meio de um roteiro semi-estruturado de entrevista. Nesse momento discute-se a hipétese de que os aspectos estritamente profissionais, ligados à questao do aumento salarial, sao insuficientes para explicar o interesse dos professores em ingressarem no programa acima referido. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de Desenvolvimento da Educacao (PDE) | - |
Título: dc.title | Professores de educação física e suas histórias de vida : análise sobre a formação continuada | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: