A constituição do regulamento nº7 de educação física no Brasil (1921 - 1942)

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorQueiroz, Kauê Fabiano da Silva, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:43:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:43:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79578-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Apresenta-se, um estudo histórico que buscou investigar a constituição de uma obra publicada no Brasil na década de 1930 como guia oficial de treinamento dos corpos de tropa: o Regulamento N.° 7 de Educação Física - Método Francês. A pesquisa analisou o objeto destacando os seus principais pressupostos metodológicos, a fim de desvelar as bases sobre as quais foi constituído no contexto brasileiro. Para tal fim, dialogando com os autores Jacques Le Goff (1997) e Roger Chartier (1990), o trabalho se concentrou na "desconstrução da montagem", ou seja, procurou entender o objeto de estudo a partir dos processos que o levaram a ser que é/o que era, dos significados que ele tem/que ele teve, e dos interesses sociais, políticos e comerciais que o re-significaram durante contexto abordado. Nesse processo, o estudo dividiu-se em dois capítulos. No primeiro, apresento o Regulamento N.° 7 de Educação Física desde a sua elaboração na França até a sua adoção no Brasil e tradução para o português. No segundo, abordo a materialidade, os conteúdos e os pressupostos metodológicos que estruturaram a obra. A título de conclusão, a pesquisa aponta nas considerações finais que a adoção e publicação do Regulamento N.° 7 de Educação Física foi uma tentativa de unificar a Educação Física brasileira. Ainda conclui que, durante a trajetória da obra no Brasil, foi demonstrado que ela seguiu a interesses políticos, e que se fundamentou sobre um discurso de nacionalismo e de eugenia, para fortalecimento da nação e criação de uma identidade nacional nos moldes europeu.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica - História-
Título: dc.titleA constituição do regulamento nº7 de educação física no Brasil (1921 - 1942)-
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