Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Giselle Ávila Leal de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Emilyn Teixeira de Oliveira, 1997- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79564 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Giselle Ávilla Meirelles | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo aborda o Programa Bolsa Família e o Auxílio Emergencial em relação ao avanço da pobreza ocorrido com a pandemia da COVID-19 em março de 2020, ou seja, procurou-se analisar os impactos dos Programas de Transferência de Renda e sua efetividade no enfrentamento da pobreza e das expressões da questão social no Brasil, em especial no momento da pandemia do coronavírus. Trata-se de uma pesquisa documental, quanti-qualitativa e analítica, sendo que os dados empíricos foram extraídos de órgãos oficiais de pesquisa, como o IBGE, Ministério da Cidadania e outros. Apresenta-se dados relevantes em relação ao aumento da extrema pobreza e pobreza no Brasil, assim como dados da quantidade de pessoas que não tem e/ou não tiveram acesso aos benefícios, seja por má informação ou descaso do sistema. Realizouse ainda, uma análise da Pandemia, Auxílio Emergencial e o Bolsa Família e seus impactos na sociedade, quando foi possível identificar a má administração do benefício pelo Estado, seja pelos valores irrisórios ou pelo público que teria o direito, porém não foi alcançado. Os resultados apresentados nesse trabalho demonstram a descontinuidade de acesso que os cidadãos têm aos benefícios apresentados e o modo qual o governo tratou e ainda vem tratando a seguridade social de forma precária e sem compromisso com a população. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (35 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politica social - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar social - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza - Brasil | - |
Título: dc.title | Pobreza, programa bolsa família e o enfrentamento das expressões da questão social no Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: