Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ruschmann, Carla Beatriz Franco, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Dhiogo Felipe Santos, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79563 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dhiogo Felipe Santos Gomes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a realização de um ensaio teórico fruto de uma incursão em artigos da literatura publicada em periódicos onde houvesse experimentação da utilização da arte como instrumento de intervenção na atuação dos profissionais que trabalham com Políticas Públicas. Para isso, este trabalho se estrutura de forma a aproximar o leitor desta temática. Desta forma, foi realizada uma contextualização da arte, sua conceitualização e sua função como estratégia interventiva. Após isso, realizou-se uma descrição do panorama histórico das Políticas Públicas de Saúde, Assistência Social e Educação no Brasil pontuando seus principais marcos e princípios. Posteriormente, realizou-se uma exposição de algumas experiências nestas Políticas Públicas sobre possibilidades interventivas de profissionais das mais diversas funções. Foi possível identificar que a arte se apresenta como instrumento importante na criação de novas estratégias interventivas que levam em consideração o papel autônomo dos sujeitos e suas implicações na produção de saúde, mobilização de mudanças sociais, valorização da autonomia e nos processos educativos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de saúde | - |
Título: dc.title | Um breve ensaio sobre o uso das artes como ferramenta para políticas públicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: