Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bento, Paulo Cesar Barauce, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, André Martines de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Atividades Aquáticas | - |
Autor(es): dc.creator | Dionysio, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79553 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79553 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Cesar Bento | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: André Martines de Albuquerque | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Atividades Aquáticas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Introduçao: A hidroginastica tem sido bastante indicada por médicos para indivfduos com diversos tipos de patologias. Contudo, considerando a restritadisponibilidade no serviço publico torna-se importante o correto encaminhamento médico para essa atividade. Objetivo: Identificar o perfil s6cio-demogrcHico dos indivfduos encaminhados para as aulas de hidroginastica de um cetro de esporte da Prefeitura Municipal de Curitiba e as principais patologias dos alunos que geram encaminhamentos médicos para a pratica dessa atividade. Métodos: A amostra foi constitufda por 729 praticantes de hidroginastica (90,0% mulheres) com idades entre 23 e 86 anos. Foram avaliadas as fichas cadastrais de todos os indivfduos contendo os dados pessoais e a descriçao da patologia encaminhada pelo médico. Para analise dos dados recorreu-se à estatfstica descritiva através de percentuais e o teste Qui-quadrado para a analise das proporç6es, considerando p<0,05. Resultados: A maioria da populaçao estudada foi representada por mulheres (90,0%), idosos (63,6%), indivfduos casados (51,3%) e de baixa escolaridade, analfabetos ou com ensino fundamental incompleto (40,1%). Dentre as patologias apresentadas, as que obtiveram maior prevalencia entre todos os praticantes de hidroginastica foram a osteoartrose (48,1%) e lombalgias (24,7%), seguidas de outros problemas reumatol6gicos (18,4%) e hipertensao arterial (18,0%). Na comparaçao entre homens e mulheres houve diferença significativa apenas na indicaçao por cardiopatias, com maior proporçao entre os homens (p<0,05). Conclusao: A grande maioria dos encaminhamentos médicos para a pratica da hidroginastica apresentavam patologias que podem ser mais adequadamente tratadas com atividades no meio Ifquido, devido os beneffcios proporcionados pelas propriedades ffsicas da agua, principalmente a reduçao do impacto nas articulaç6es. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidroginástica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Título: dc.title | Prevalência de patologias e perfil sócio-demográfico dos praticantes de hidroginástica de um centro de esporte e lazer da cidade de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: