Professores de educação física nos centros municipais de educação infantil : a compreensão doas coordenações pedagógicas em torno de uma experiência de estágio docente

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorNadolny, Lorena de Fatima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorWille, Katryne Eduarda Lissa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79519-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Lorena Camargo Nadolny-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo teve o objetivo de verificar como a Educação Física vem sendo compreendida nos Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Curitiba que tiveram em seu cotidiano peia primeira vez a intervenção de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), por meio da prática do estágio supervisionado. Para embasar minhas considerações acerca da Educação Física na Educação Infantil, utilizei os estudos pertencentes aos autores: Andrade (2008), Cerisara (1999), Debortoli (2008), Freitas (2008), Garanhani (2010), Kramer (1992), Kuhlman Jr (1998), Machado (1999), Neira (2008), Oliveira Formosinho (2002) e Sayão (2002). O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada e o ponto de partida da coleta foi feito a partir de duas perguntas norteadoras. A primeira buscou analisar a forma pela qual procedeu esta experiência e os resultados obtidos através da mesma. A segunda pergunta buscou verificar a necessidade da presença dos profissionais de Educação Física para este contexto. Na análise foi possível concluir que a compreensão que estes centros educacionais possuem em torno da mediação dos saberes da Educação Física não condiz totalmente com os objetivos de uma proposta pedagógica coerente com as necessidades e interesses das crianças pequenas. Neste sentido, afirmo, portanto, a necessidade de ampliar a compreensão das relações pedagógicas em torno da Educação Física na Educação Infantil, a fim de vincular ações cognitivas, afetivas e motoras com as produções da cultura corporal, no anseio de uma Educação Básica de qualidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstagios supervisionados-
Título: dc.titleProfessores de educação física nos centros municipais de educação infantil : a compreensão doas coordenações pedagógicas em torno de uma experiência de estágio docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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