Preparação desportiva a longo prazo no futsal : uma revisão narrativa

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Autor(es): dc.contributorCampos, Wagner de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Orácio Alexandre Krul de, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79517-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79517-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Wagner de Campos-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício.-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve por objetivo verificar quais eram as metodologias de ensinoaprendizagem que condicionam a uma melhor preparação esportiva a longo prazo de forma integral no futsal, englobando os elementos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura existente na área da iniciação esportiva, pedagogia do esporte e do desenvolvimento motor. Com relação ao ensino dos fundamentos técnicos, percebeu-se que os métodos que priorizam aos alunos vivenciarem situações reais de jogo são mais efetivos quando comparado aos métodos analíticos. Portanto, é imprescindível que os professores elaborem atividades com enfoque na resolução de problemas, priorizando a formação de futuros jogadores criativos e inteligentes. Em relação ao ensino da tática o pensamento é semelhante. É necessário iniciar o processo de formação com organizações táticas simples, priorizando atividades que exijam percepção e tomada de decisão por parte do jovem. Além disso, é necessário que os professores estejam atentos aos períodos sensíveis para o desenvolvimento das capacidades físicas. Com exceção da força muscular que é trabalhada como prioridade após o período da puberdade, as outras capacidades físicas como a coordenação, velocidade e flexibilidade devem ser estimuladas nos primeiros anos de formação esportiva. Por fim, a competição deve ser inserida no processo de treinamento no sentido de educar o jovem, auxiliando na sua formação da personalidade e de caráter e não como uma busca pela vitória a qualquer custo. Nesse sentido, professores e pais devem ser orientados a auxiliar os jovens a sentirem-se competentes na modalidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFutebol de salão-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogadores de futebol - Treinamento-
Título: dc.titlePreparação desportiva a longo prazo no futsal : uma revisão narrativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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