Fatores que interferem com a realização do pojeto bola cheia

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Autor(es): dc.contributorSouza, Doralice Lange de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorMartins, José Mauricio, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:37:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:37:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79493-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Doralice Lange de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo teve como objetivos identificar o perfil dos participantes do Projeto Bola Cheia e os principais facilitadores e barreiras à realização do programa. Os resultados foram obtidos através de aplicação de questionário, com quinze questões fechadas, posteriormente interpretadas com o software Microsoft Excel 2007. A pesquisa de campo foi realizada na Escola MunicipalMaria Marli Piovezan, no bairro Uberaba, em Curitiba, e contou com a participação de oitenta e três participantes. Em relação ao perfil dos participantes verificou-se que a maioria deles encontra-se na faixa etária entre onze e vinte e um anos de idade, são do sexo masculino, solteiros, sem filhos, com o ensino fundamental incompleto, estão regularmente matriculados no sistema de ensino e não trabalham. Conheceram o projeto através dos amigos, participam das atividades a mais de seis meses e freqüentam o programa com os amigos. A modalidade de preferência da maioria é o futebol de salão e os principais facilitadores às atividades são a educadora social contratada pelo projeto e a rede de amigos existente na comunidade. Como principais barreiras estão a falta de apoio dos pais para que seus filhos participem das atividades, o horário do projeto e ainda a possibilidade de encontrar um emprego que inviabilize a participação. Os participantes afirmaram que, caso nãoexistisse o projeto, eles estariam em suas casas durante o horário das atividades, contrariando o estabelecido nas diretrizes do projeto, que pretende tirar crianças e jovens das ruas nos dias e horários de picos de crimes em suas comunidades. Ao final do estudo pode-se concluir que o projeto é um tempo/espaço de diversão, que justamente o horário diferenciado torna-se uma barreira às atividades, que a educadora social é o principal facilitador do projeto, que a rede social lá formada é fundamental para a efetivação do programa e, ainda, que mais estudos, nos diferentes locais de atividades do programa, são necessários para um melhor direcionamento das atividades, de acordo com os interesses e realidade dos participantes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProjetos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Título: dc.titleFatores que interferem com a realização do pojeto bola cheia-
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