
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Gregório da, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Palca, Jackeline Galego, 1998- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79483 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79483 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Sérgio Gregorio da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A hipertensao e um grande problema mundial de saude publica, o impacto de uma pressao arterial elevada contribui com o aumento e o risco de doencas cardiovasculares (DCV). A pressao arterial ambulatorial, tem se mostrado um melhor preditor de danos em orgaos-alvo (cerebro, coracao e rim). Para isso, estrategias devem ser pensadas para diminuir a prevalecia, por meio de mudancas no estilo de vida. O Comite de Diretrizes de Hipertensao da ISH definicao dos valores da pressao arterial normal como >130 e 85 mm Hg, pre-hipertensao 130 .139 ou 85.89 mm Hg, hipertensao grau 1 140.159 ou 90.99 mm Hg e hipertensao grau 2 .160 e/ou .100mm Hg. Incluindo neste caso o aumento da atividade fisica. Sendo observado na literatura que individuos hipertensos e normotensos em uma sessao aguda de exercicio podem promover a reducao da pressao arterial clinica. Este estudo teve por objetivo avaliar os possiveis efeitos do treinamento resistido na pressao arterial ambulatorial de individuos hipertensos. Verificamos que um programa de exercicios resistidos produzem efeitos beneficos na pressao arterial dos individuos. Pode ser verificado melhores resultados em intensidade moderadas a baixa, alem de ser mais seguro para determinado individuos com grau mais elevado da PA. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hipertensão - Complicações e sequelas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercícios de resistencia | - |
| Título: dc.title | Efeito do exercício de resistência na pressão arterial ambulatórial e clínica em indivíduos hipertensos : revisão narrativa de literatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: