O comportamento do consumidor : aspectos econômicos e psicológicos na tomada de decisão

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Autor(es): dc.contributorVolpi, Adilson Antonio, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorChervisnki, Alan Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79368-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79368-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Adilson Antonio Volpi-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho analisa o comportamento do consumidor frente a uma tomada de decisões de consumo através de duas concepções: a teoria econômica tradicional e as teorias psicológicas sobre o consumidor. A teoria econômica tradicional aborda o consumidor com um indivíduo racional, onisciente de todas as informações disponíveis sobre o mercado e maximizador do seu bem-estar, baseando-se nos preços e na sua restrição orçamentária. Já a abordagem psicológica mostra que nem sempre o consumidor leva em consideração apenas os preços dos produtos, mas si o valor que isso poderá lhe representar: um novo status em sua classe social, ser aceito dentro de um grupo, exigências do seu ego, materialismo, compensar decepções, realização de sonhos, ou pela pura satisfação da compra. A facilidade que o crédito proporciona ao consumidor alavanca ainda mais esse comportamento, pois com um poder de compra maior disponível, consequentemente, o indivíduo aumenta seu consumo e expande seus desejos. Um contraponto é o consumidor consciente, que analisa o impacto do seu consumo (seu desejo ou sua necessidade) sobre o restante da sociedade e mundo antes da decisão de compra. Já as estratégias de marketing, acabam por aproveitar exatamente dos pontos psicológicos do consumidor para obter sucesso em suas campanhas, atingindo seu aspecto cognitivo, seus anseios e sonhos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor - Processo decisório-
Título: dc.titleO comportamento do consumidor : aspectos econômicos e psicológicos na tomada de decisão-
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