
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valle, Pablo Deivid, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0 | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Wesley Batista da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79365 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79365 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Valle | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Sabe-se que o custo para participar do automobilismo sempre foi muito elevado. Competir nessa modalidade de esporte envolve gastar com carro, equipamentos, viagens, vestuário, treinamentos e hoje, com o avanço da tecnologia, é possível aplicar novos dispositivos que podem auxiliar tanto na eficiência quanto na minimização desses custos. Atualmente já se encontra disponível simuladores de realidade virtual que possuem ótimos gráficos e com a ajuda de óculos de realidade virtual, tornam qualquer experiência muito real. Esses dispositivos já são utilizados na indústria para treinamentos específicos em maquinários, apresentando boa aplicabilidade e bons resultados. Assim, julga-se que é possível trazer essa vivência para a área do automobilismo, visto que são setores com certa similaridade e que, se já há resultados comprovados na área industrial, com certeza seria possível atingir ótimos resultados na área automobilística. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é estudar a aplicação da realidade virtual (RV) no treinamento de pilotos no mundo do automobilismo e para isso foi realizado estudos através do cruzamento de dados e análise de artigos e pesquisas dentro do tema, estreitando a relação entre a utilização da realidade virtual dentro da indústria e o uso dessa tecnologia no treinamento de pilotos do automobilismo, mostrando os benefícios que seriam adquiridos e como seria possível melhorar os resultados tanto de habilidade quanto de custo dentro dessa categoria. A partir da coleta de informações, observou-se que o uso de RV em treinamento já é real, embora em pequena escala e limitado a empresas que iniciaram recentemente o uso e também estudos de desenvolvimento técnico em universidades. Percebe-se que o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia atualmente é principalmente no campo de aumento da produção, redução de custos e até mesmo proteção ambiental, e nesse trabalho, é explorado esta tecnologia especificamente no benefício para o treinamentos de pilotos automotivos. Chegou-se à conclusão que a realidade virtual traz benefícios, como segurança, flexibilidade, aumento de habilidades, além da grande redução dos custos para a área automobilística, onde, para as equipes esportivas estima-se uma economia de 70% na utilização de simuladores de RV em dias de treinos, de acordo com o exemplos vistos neste trabalho, tendo um desfecho positivo e que trará ótimos resultados com sua aplicação. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pilotos de corridas de automóveis | - |
| Título: dc.title | Proposta de aplicação da realidade virtual para treinamento de pilotos no automobilismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: