Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferrari, Ana Josefina, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Linguagem e Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Evangelista, Luciano Alves da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79350 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79350 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Ana Josefina Ferrari | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo buscou apresentar o que os topônimos podem significar para a cultura do Rio Sagrado. A pesquisa "Rio Sagrado e a Toponímia" tem por objetivo realizar o levantamento dos topônimos da comunidade do Rio Sagrado nos textos históricos e Mapas, roteiros e outras fontes primárias de pesquisa historiográfica disponíveis. A metodologia do projeto consiste em pesquisar em mapas e textos históricos, buscando e relatando o que está registrado, e descrever as origens e significados desses topônimos a partir de uma análise semântica. Os resultados apresentados são de 13 topônimos, que foram registrados e têm elementos de caracterização da comunidade e trazem consigo toda a significação cultural e histórica. Uma parte desses nomes são de origem do tupi-guarani e outra é de caçadores da época. A conclusão mostra a importância da toponímia na história da humanidade e da comunidade através da sua memória. Os topônimos são enunciados linguísticos que carregam os seus significados e, por isso, revelam os aspectos referentes à história de uma comunidade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toponimia - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular - Paraná | - |
Título: dc.title | Rio Sagrado e a Toponímia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: