A dimensão institucional do comportamento do consumidor

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Autor(es): dc.contributorPessali, Huáscar Fialho, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Fernando de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79338-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79338-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Huascar Fialho Pessali-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A teoria do consumidor tradicionalmente considera que os indivíduos possuem preferências dadas por bens e serviços, com caráter exógeno e estático. Avanços teóricos foram realizados no sentido de discutir as formas pelas quais as instituições influenciam e alteram as preferências do consumidor. Paralelamente, desenvolveu-se modelos em que o consumidor extrai, dos bens e serviços, características com base nas quais suas preferências são formadas. Este trabalho busca fazer uma ponte entre estas ideias, organizando-as em uma só abordagem, segundo a qual o comportamento do consumidor é fundamentado em preferências por características e propriedades dos bens e serviços disponíveis. Estas características, que podem ser simbólicas ou funcionais, operam como insumos que o consumidor extrai dos bens e serviços para "produzir" a satisfação de suas necessidades ou desejos. Entretanto, os indivíduos se encontram em um contexto de racionalidade limitada e incerteza, no qual as instituições auxiliam o indivíduo a lidar com estas limitações, moldando e modificando em parte suas preferências pelas características simbólicas e funcionais dos produtos. Além ser base para a atribuição de significado ao consumo, a dimensão institucional do comportamento consumidor também se relaciona com as características funcionais dos produtos, por meio do conhecimento de consumo e das tecnologias sociais do processo de produção do consumidor.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Título: dc.titleA dimensão institucional do comportamento do consumidor-
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