Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Vitor Bertoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
Autor(es): dc.creator | Chillemi, Dione D'Agostini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79309 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79309 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Vitor Bertoli Nascimento | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O núcleo de uma estratégia de corrida é a regulamentação da velocidade em torno de sua extensão. É um processo complexo que deve levar em conta vários fatores pessoais e ambientais em seu processo de tomada de decisão, tais como a percepção do próprio corredor sobre sua fadiga, a duração total da corrida e outros fatores semelhantes. Um dos fatores-chave foi sugerido ser a presença de concorrentes. Para estudar esta relação e sua importância na regulamentação da velocidade, analisamos várias corredoras (28, 9 deles mulheres) realizando uma corrida de 5 quilômetros, separando-as de acordo com a experiência e intenção em um grupo de corredoras recreativas e competitivas. Seus resultados nos mostraram que, apesar destas diferenças, a estratégia de ambos os grupos em relação ao gerenciamento da velocidade foi notavelmente semelhante, apresentando maior velocidade no primeira parte, seguida de uma queda e um sprint rápido no final. A velocidade absoluta real foi previsivelmente maior no grupo competitivo, embora observemos uma ligeira queda perto do final que poderia ser explicada como sendo devido ao conhecimento de que a corrida não teve nenhum prêmio ou vencedor real. Não houve diferenças estatisticamente significativas no desempenho ou estratégia por gênero. Isto nos levou a concluir que a presença de outros corredores, e não necessariamente uma mentalidade competitiva, molda como eles preferiam regular sua velocidade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corridas de rua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Título: dc.title | Comparação da estratégia de prova em corrida de 5km simulada com largada multipla entre corredores recreacionisas e competitivos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: