Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fermino, Rogério César | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Letícia Pechnicki dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79291 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79291 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Rogério César Fermino | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Introdução: O objetivo principal deste estudo foi testar o possível efeito moderador do sexo na associação entre aconselhamento recebido e atividade física no lazer (AFL), em diferentes tipos e intensidades, em adultos da Atenção Primária à Saúde do Sul do Brasil. Métodos: Foi realizado um estudo transversal em uma amostra representativa de 779 adultos em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José dos Pinhais, Sul do Brasil. O aconselhamento foi identificado entre aqueles que relataram ter recebido algum aconselhamento para atividade física (AF) durante a consulta por um profissional de saúde ou durante a permanência na UBS. A AFL foi avaliada com o Questionário Internacional de Atividade Física. Caminhada, AF moderada ou vigorosa (AFMV), AFMV e AFTL total foram classificados em uma variável ordinal qualitativa em três categorias. A regressão logística ordinal multivariada foi utilizada para analisar a associação entre as variáveis. Resultados: A prevalência de aconselhamento foi de 43% (IC 95%: 39,5-46,4%), associada positivamente apenas à caminhada para os homens (OR: 1,83, IC 95%: 1,00-3,33, p=0,050). Homens que recebem aconselhamento para AF apresentam probabilidade 83% maior de andar em algum nível, em comparação àqueles que não recebem aconselhamento. Conclusão: O sexo mostrou efeitos moderadores na associação entre aconselhamento e caminhada no lazer. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Título: dc.title | Aconselhamento na atenção primária à saúde fisíca no lazer em adultos brasileiros : o efeito moderador do sexo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: