Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Herold Junior, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/7925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7925 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Acacia Zeneida Kuenzer | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação e trabalho | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo é analisar as relações entre corpo e trabalho para fundamentar algumas possibilidades para colaborar com as questões educativas. Para tanto, dividimos o estudo em cinco partes: na primeira, mostramos como as relações entre corpo e trabalho são vistas nas áreas de Trabalho e Educação e Educação Física; no segundo capítulo, fazemos um levantamento sobre as críticas e defesas que a categoria trabalho recebe na atualidade para o entendimento das transformações na sociedade, além de notarmos a forma como a modernidade pensa as questões do corpo a partir das questões do trabalho. No terceiro capítulo, mostramos as diferentes representações do corpo no trabalho a partir do capitalismo industrial chegando na atualidade, que funde os estudos do corpo com os da inteligência. Na quarta parte, defendemos que tanto o estudo do corpo no trabalho, quanto à análise do corpo a partir das problemáticas do trabalho, devem ser feitas conjuntamente para oferecem um processo mútuo de aprofundamento de abordagens. Por fim, sustentamos que a inseparabilidade das questões antropológicas e sociológicas do corpo das questões epistemológicas, proporcionadas pela categoria trabalho, deve impulsionar a elaboração de mais estudos focados sobre os projetos educativos, a corporeidade e as transformações no mundo do trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study is to analyse the relations between body and labor so as to support some possibilities of contribution to the educational issues. For that, we divided the dissertation in five chapters: firstly, we show how the relationship body and labor are regarded in Labor and Education and in Physical Education; after, we organize a survey about the criticisms and supports received nowadays by the labor category in order to understand the social transformation, and, also, to notice the way how modernity thinks of body issues through labor debate. In the third chapter, we specify the different views of the body at work from the industrial capitalism up to the contemporary time, which sees the body debates closely related with those on intelligence and cognition. In the forth part, we sustain that the analysis of the body at work and those of the body having labor as a basis must be carried out together so that both can help and develop each other. As a conclusion, we support that those inseparability, based on the labor, create conditions to enlarge the number and quality of the studies about educational projects, corporeality and the transformations of labor. | - |
Formato: dc.format | 138 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo e mente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | As relações entre corpo e trabalho : contribuição critica a educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: