Crise e oportunidade : a atuação empreendedora da Nestlé na criação do Nescafé (1930-1938)

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Autor(es): dc.contributorSilva, Gustavo Pereira da, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorStein, Gustavo Tomio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:46:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79239-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gustavo Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em 1929, em meio à uma crise financeira mundial, o setor cafeeiro do Brasil foi bastante afetado, gerando um problema de grandes proporções para a economia brasileira, sendo que o café era o produto de maior peso nas exportações nacionais. Para contornar a crise o governo brasileiro tomou uma série de medidas e buscou formas inovadoras para tratar do problema. Nessa situação surge um acordo entre governo e uma multinacional suíça, presente no Brasil, a Nestlé. Essa negociação deu uma oportunidade para a Nestlé, partindo de uma situação desfavorável, inovar criando um produto novo que viria a se tornar o carro-chefe da empresa futuramente, o Nescafé. O presente trabalho visa estudar a trajetória da companhia e essa relação com o Brasil. Para estabelecer um contexto do caso estudado, resgata-se o modo como empresas multinacionais originaram-se. Partindo da Revolução Industrial, foi apresentado todo o processo de expansão do capitalismo e como a busca por novos mercados levou empresas, antes satisfeitas com os mercados internos, a se estabelecerem em reg1oes antes irrelevantes economicamente. A partir disso, apresenta-se a origem da grande empresa moderna dos Estados Unidos e como a sua estrutura foi adaptada para a expansão internacional, modelo o qual a Nestlé seguiu. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, partindo-se de uma visão generalizada sobre multinacionais, até chegar no caso específico da Nestlé no Brasil. Conforme apresentado no trabalho, verifica-se a atuação empreendedora da empresa no país em que ela se estabeleceu, e como, a partir de um momento de crise, a companhia consegue ser inovadora e criar uma oportunidade extremamente proveitosa para si.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectNestle Industrial e Comercial-
Palavras-chave: dc.subjectCafé - Indústria - Brasil-
Título: dc.titleCrise e oportunidade : a atuação empreendedora da Nestlé na criação do Nescafé (1930-1938)-
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