
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Correia, Fernando Motta, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Horiguchi, Camila Mitie | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79217 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79217 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Fernando Motta Correia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do trabalho é analisar o processo de crescimento da economia chinesa, com enfoque nas estratégias comerciais e apontando seu diferencial de competitividade através de sua política cambial protecionista e sua vantagem comercial através de seu mercado de trabalho. A fim de ser feito este estudo sobre as vantagens competitivas chinesas sobre o mercado internacional, será analisado o regime cambial chinês, além de identificar o mercado de trabalho usado como uma ferramenta de estratégia de competitividade. Por fim, será feito uma comparação do processo de crescimento da economia chinesa com a economia brasileira, demonstrando as políticas e estratégias comerciais dos dois países, uma vez que ambos se encontram no enfoque dos agentes econômicos e políticos mundiais e representam um novo cenário internacional promissor. Para atingi-lo será feita a revisão bibliográfica do Modelo de Solow a fim de esboçar o modelo de crescimento de nações em tempos mais recentes. Com isso, será visto que há fatores que limitam o crescimento econômico que o modelo não revela. No caso, o fator cambial não está exposto no modelo. Dessa forma, o presente trabalho correlacionará os fatores tradicionais expostos no modelo com o fator cambial, que se mostra imprescindível quando se fala em crescimento da economia chinesa. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | China - Comércio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | China - Desenvolvimento econômico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
| Título: dc.title | Por trás da muralha : desvendando os diferenciais da competitividade chinesa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: