
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Wagner de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Vaz, Juliano Graciano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:02:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:02:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 20111 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79207 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79207 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Wagner Campos | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: o presente estudo tem por objetivo identificar o estado nutricional dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Graciosa Copetti Pereira no municipio de Caçador-SC. A pesquisa foi caracterizada como sendo de campo, transversal, descritivo - quantitativa. Que tem como base de pesquisa, escolares que estao cursando entre o 10 e 30 ano do ensino fundamental totalizando 110 amostras. Para a determinaçao do Perfil Nutricional dos indivfduos foi utilizado o Programa de Avaliaçao Nutricional em Pediatria (PED), segundo critérios de Waterlow e padrao de referencia NCHS, os quais foram caracterizados a partir do estado de eutrofismo, desnutriçao (cronica, pregressa e atua) e de obesidade (sobrepeso, obeso e grande obeso). Sendo assim, diagnosticado os seguintes resultados, onde a maioria dos indivfduos encontrarem-se dentro da faixa da normalidade, ou seja, no estado de eutrofismo (46,4%), devemos considerar os altos fndices de desnutriçao (23,7%) e de obesidade (29,9%). Conclufmos que apesar de um grande numero de crianças estarem no estado eutréfico, a desnutriçao apresenta fndices preocupantes e admite-se uma transiçao nutricional, com prevalencia da obesidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desnutrição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obesidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nutrição - Avaliação | - |
| Título: dc.title | Perfil do estado nutricional de alunos de 1º a 3º ano do ensino fundamental da Escola Fundamenal graciosa Copetti Pereira no município de Caçador - SC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: