A evolução da taxa de analfabetismo de 2004 a 2010 com a implantação do Programa Paraná Alfabetizado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMacedo, Mariano de Matos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorGirotto, Lauren Cailet-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79200-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mariano de Matos Macedo-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Programa Paraná Alfabetizado foi implantado em 2004 em parceria com o Governo do Estado com o objetivo de levar a alfabetização aos jovens, adultos e idosos não alfabetizados com 15 anos ou mais. Além de reduzir a taxa de analfabetismo o Programa tem os objetivos principais de garantir a continuidade da alfabetização e a constituição de um acervo literário. O objetivo deste trabalho é a análise da eficácia do Programa e as suas conseqüências para a melhora nos níveis educacionais do Estado. O referencial teórico utilizado busca compreender as políticas públicas com especial atenção para a sua avaliação. Os investimentos do Paraná Alfabetizado são realizados de três formas: em infraestrutura, formação de professores e apoio aos alfabetizandos. No que tange aos mecanismos do Programa eles são divididos entre as turmas de alfabetização, tamanho e período de curso, e na localização das turmas. Os alfabetizadores são selecionados através de edital e os coordenadores locais da alfabetização são professores da rede estadual de educação. Os alfabetizandos são identificados ati"avés de reuniões nas comunidades e em alguns serviços públicos locais como Unidades Básicas de Saúde. Quanto aos resultados do Programa esses são analisados tanto através do Censo 201 O quanto de dados divulgados pelo Sistema Paraná Alfabetizado. A eficácia do Programa é analisada sob o aspecto da qualidade do processo de alfabetização com avaliações dos alfabetizandos e o controle da alfabetização pelo Governo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAnalfabetismo-
Título: dc.titleA evolução da taxa de analfabetismo de 2004 a 2010 com a implantação do Programa Paraná Alfabetizado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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