Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Mariano de Matos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Girotto, Lauren Cailet | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79200 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Mariano de Matos Macedo | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Programa Paraná Alfabetizado foi implantado em 2004 em parceria com o Governo do Estado com o objetivo de levar a alfabetização aos jovens, adultos e idosos não alfabetizados com 15 anos ou mais. Além de reduzir a taxa de analfabetismo o Programa tem os objetivos principais de garantir a continuidade da alfabetização e a constituição de um acervo literário. O objetivo deste trabalho é a análise da eficácia do Programa e as suas conseqüências para a melhora nos níveis educacionais do Estado. O referencial teórico utilizado busca compreender as políticas públicas com especial atenção para a sua avaliação. Os investimentos do Paraná Alfabetizado são realizados de três formas: em infraestrutura, formação de professores e apoio aos alfabetizandos. No que tange aos mecanismos do Programa eles são divididos entre as turmas de alfabetização, tamanho e período de curso, e na localização das turmas. Os alfabetizadores são selecionados através de edital e os coordenadores locais da alfabetização são professores da rede estadual de educação. Os alfabetizandos são identificados ati"avés de reuniões nas comunidades e em alguns serviços públicos locais como Unidades Básicas de Saúde. Quanto aos resultados do Programa esses são analisados tanto através do Censo 201 O quanto de dados divulgados pelo Sistema Paraná Alfabetizado. A eficácia do Programa é analisada sob o aspecto da qualidade do processo de alfabetização com avaliações dos alfabetizandos e o controle da alfabetização pelo Governo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analfabetismo | - |
Título: dc.title | A evolução da taxa de analfabetismo de 2004 a 2010 com a implantação do Programa Paraná Alfabetizado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: