A estrutura da pesquisa agrícola no mercado brasileiro de sementes de soja

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Autor(es): dc.contributorFuck, Marcos Paulo, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorValerio, Ana Luiza Clemente de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:54:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:54:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79198-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Paulo Fuck-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo tem como objetivo principal mensurar os limites e avanços nas trajetórias de pesquisa e melhoramento genético das empresas públicas e privadas no mercado brasileiro de sementes de soja. Serão discutidos os fatores e a atuação das instituições dentro de ambientes sociotécnicos que levam a formação de Sistemas de Inovação e como a inovação assume caráter sistêmico, complementar e incerto nesses ambientes. Foram desenvolvidas análises por meio de tabelas e gráficos de parcerias e de registros individuais no lançamento de cultivares constantes no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e no Registro Nacional de Proteção de Cultivares (RNPC) com o intuito de expor a participação dos agentes na pesquis~ e inovação dividindo o mercado entre sementes convencionais e transgênicas. A partir disso foram elaboradas análises que compreendem o período de 1997 até agosto de 2012 do mercado de sementes de soja. As conclusões sintetizam algumas perspectivas e alterações substanciais principalmente em relação ao ganho de mercado que as sementes transgênicas vêm obtendo, as estratégias das empresas nacionais, privadas e estrangeiras em relação à boa aceitação por parte dos produtores do uso de sementes transgênicas e como as instituições de pesquisa pública, em especial a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), se posicionou frente a esse avanço.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSoja - Pesquisa - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSoja - Semente - Comércio-
Título: dc.titleA estrutura da pesquisa agrícola no mercado brasileiro de sementes de soja-
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