Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fuck, Marcos Paulo, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Valerio, Ana Luiza Clemente de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79198 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79198 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Paulo Fuck | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo tem como objetivo principal mensurar os limites e avanços nas trajetórias de pesquisa e melhoramento genético das empresas públicas e privadas no mercado brasileiro de sementes de soja. Serão discutidos os fatores e a atuação das instituições dentro de ambientes sociotécnicos que levam a formação de Sistemas de Inovação e como a inovação assume caráter sistêmico, complementar e incerto nesses ambientes. Foram desenvolvidas análises por meio de tabelas e gráficos de parcerias e de registros individuais no lançamento de cultivares constantes no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e no Registro Nacional de Proteção de Cultivares (RNPC) com o intuito de expor a participação dos agentes na pesquis~ e inovação dividindo o mercado entre sementes convencionais e transgênicas. A partir disso foram elaboradas análises que compreendem o período de 1997 até agosto de 2012 do mercado de sementes de soja. As conclusões sintetizam algumas perspectivas e alterações substanciais principalmente em relação ao ganho de mercado que as sementes transgênicas vêm obtendo, as estratégias das empresas nacionais, privadas e estrangeiras em relação à boa aceitação por parte dos produtores do uso de sementes transgênicas e como as instituições de pesquisa pública, em especial a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), se posicionou frente a esse avanço. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soja - Pesquisa - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soja - Semente - Comércio | - |
Título: dc.title | A estrutura da pesquisa agrícola no mercado brasileiro de sementes de soja | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: