Análise dos canais de informação da interação universidade-empresa no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorCosta, Vinicius Ignácio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79186-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: No desenvolvimento de Sistemas Nacionais de Inovação, a interação entre diferentes esferas e agentes produtivos, o papel desempenhado pelas Universidades e Institutos de Pesquisa é de importante relevância para a produção de conhecimentos científicos voltados ao desdobramento de tecnologias. Na medida em que Universidades e Institutos de Pesquisa (pelo lado desenvolvedor de conhecimentos científicos) e Empresas (pelo lado da aplicação e produção de tecnologias) interagem em um fluxo que se retroalimenta, estudar e avaliar de que maneira ou por quais meios tal interação ocorre alinha-se à agenda de pesquisas recentes dos teóricos evolucionistas. Em sistemas de inovação imaturos (recentes), como no caso brasileiro, o desempenho de universidades e institutos de pesquisa – principalmente os públicos – é peça fundamental na parte promotora de ciência. Neste trabalho buscam-se entender quais são os principais canais de informação pelos quais a interação universidade-empresa ocorre e quais são os principais benefícios e dificuldades encontrados, com base em pesquisa recente realizada em âmbito nacional a partir do entendimento da Teoria da Firma e as estratégias alçadas por empresas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Cooperativismo - Empresas-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Título: dc.titleAnálise dos canais de informação da interação universidade-empresa no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.