Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pelaez, Victor, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Seretnei, Vanessa Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79184 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Victor Manoel Pelaez | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Política de Medicamentos Genéricos no Brasil surge como alternativa para ampliação do acesso aos medicamentos essenciais e o barateamento destes. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir algumas fases do processo de políticas públicas envolvidas na política de medicamentos genéricos: criação de uma agenda; formulação de proposta; implementação da política e avaliação da política de incentivo aos medicamentos genéricos no Brasil. O referencial teórico abordará o modelo de processo de política e a relação entre políticas públicas e grupos de interesse. A Política de Medicamentos Genéricos a qual foi colocada na agenda política do governo em 1998, após determinação da Política Nacional de Medicamentos, teve sua formulação com base em regras sobre propriedade industrial sancionadas após a adesão ao Acordo TRIPS de 1995. Essa movimentação sobre os genéricos se deu em um momento no qual a vigilância sanitária do país passava por uma crise de confiança, entre 1998 e 1999, devido à falsificação de medicamentos, e além da crise, aumentos injustificados dos preços de medicamentos acabaram por culminar na abertura de uma comissão de inquérito parlamentar (CPI) para apuração dos fatos. Em meio à desconfiança de médicos e da população, manobras promovidas por grupos de interesse ligados a indústria e o comércio farmacêutico com vistas a dificultar a aceitação dos genéricos no mercado brasileiro e tirar o foco da CPI dos medicamentos, o então Ministro da Saúde José Serra, com objetivos claramente eleitoreiros, não mediu esforços frente ao enfrentamento dos conflitos que surgiram para concluir a implementação de tal política. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicamentos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigilância sanitária - Brasil | - |
Título: dc.title | Análise da política de medicamentos genéricos no Brasil : processo de politica e grupos de interesse | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: