Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Perissinotto, Renato M. (Renato Monseff), 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política | - |
Autor(es): dc.creator | Hatschbach, Matheus, 1995- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79170 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Renato Monseff Perissinotto. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Sociologia Política | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 32-33 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho trata da formação do Estado brasileiro enquanto ente político e a construção de um monopólio da violência física legítima, notadamente enquanto paralelo dos mecanismos de pacificação social inerentes ao processo centrífugo que o Estado exerce sobre determinado agrupamento. Assim, tentou-se localizar sob quais termos a literatura mais balizada trata destes temas a nível global, principalmente no que tange aos países centrais, identificando os possíveis instrumentos analíticos que estes autores se utilizam para exemplificar estes processos. Nesse sentido, foi possível compará-los com a literatura disponível acerca do caso brasileiro, de modo a discutir de que maneira os autores clássicos podem se relacionar em nosso contexto. Sabe-se que aviolência é problema central em diversos âmbitos de nossa sociabilidade, de tal modo que se justifica a empresa de averiguar uma interpretação inicial sobre estes fenômenos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia - Brasil - Aspectos políticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politica - Crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | A formação do estado brasileiro e o monopólio da violência física | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: