Principais estratégias competitivas adotadas pela indústria calçadista brasileira após 1994, e seus impactos no nível de competitividade

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Autor(es): dc.contributorPaula, Nilson Maciel de, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSouza, Viviane Gariba de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:38:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:38:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79166-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79166-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilson Maciel de Paula-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O setor calçadista é de extrema importância para a economia brasileira, não apenas pelo montante de divisas que gera, mas também pela representatividade na geração de renda e emprego. O Brasil que se manteve, por muitos anos, como o principal exportador mundial de calçados viu sua competitividade abalada devido à entrada dos países asiáticos no mercado internacional e à ampliação da abertura comercial na década de 1990. Além disso, o deslocamento geográfico da indústria de calçados de países desenvolvidos para países subdesenvolvidos, em busca de menores custos, fez com que a competitividade passasse a depender também da diferenciação dos produtos e de maiores esforços com marketing. O principal desafio dos empresários do setor deixou de ser a concorrência com calçados de preços baixos, incorporando novas estratégias para competir com produtos de preços baixos com qualidade similar aos produtos domésticos, ou mesmo superior, em determinados nichos. Neste sentido este trabalho tentará mostrar as principais estratégias adotadas pelos empresários da indústria calçadista brasileira, frente um mercado mais concorrido, e as mudanças tecnológicas introduzidas num setor fragilizado diante das novas condições concorrenciais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCalçados - Indústria - Concorrência-
Palavras-chave: dc.subjectCalçados - Indústria - 1994-
Título: dc.titlePrincipais estratégias competitivas adotadas pela indústria calçadista brasileira após 1994, e seus impactos no nível de competitividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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