
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Simone Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:01:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:01:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79136 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79136 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/06/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A inquietação em torno da aprendizagem matemática em sala de aula utilizando-se de jogos com alunos do ensino fundamental II conduziu à proposta desta pesquisa. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: O que pesquisas brasileiras, do período de 1998 a 2019, revelam sobre a aprendizagem matemática do aluno em situação de jogo? O objetivo desse estudo é revelar percepções dos pesquisadores sobre a aprendizagem matemática de alunos em situação de jogo em sala de aula que se evidenciam nas pesquisas brasileiras desenvolvidas no período de 1998 a 2019.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo cujo aporte teórico sobre os jogos, os jogos na matemática e aprendizagem matemática, embasa-se em Huizinga (2012); Muniz (2018) e na revisão sistemática, a qual buscou na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para a coleta de dados. São apresentadas nesse estudo, como corpus final para análise uma amostra de cinco pesquisas, das quais por meio da análise de dados obteve-se a percepção de que é possível a aprendizagem matemática do aluno em situação de jogo em sala de aula, além disso as percepções apresentadas aqui, referem-se a uma pequena parcela da aprendizagem matemática por meio de jogo, pois existe uma diversidade grande de possibilidades relacionadas a aprendizagem matemática do aluno em situação de jogo que podem ser investigadas em futuras pesquisas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The concern about mathematical learning using board games with students from elementary school II in the classroom, led to the proposal of this research. For this purpose it was adopted as a research problem: What do Brazilian research studies, from the period from 1998 to 2019, reveal about the mathematical learning of students in board games condition? This work aims to reveal researchers' perceptions about the mathematical learning of students in board games condition in the classroom that is evidenced in the Brazilian researches carried out in the period from 1998 to 2019.This is a qualitative bibliographic research whose theoretical contribution on games, board games in mathematics, and mathematical learning, is based on Huizinga (2012); Muniz (2018) and in the systematic review. For this research, it was used the database of the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), for data collection. This work investigates a sample of five researches like a final corpus for analysis. Through data analysis, it came to the conclusion that is possible to the student to learn mathematic sin a board games condition in the classroom and, in addition, the perceptions presented here refer to a small portion of mathematical learning through board games, that is because there is a great diversity of possibilities related to the student's mathematical learning in a board game condition that might be investigated in future researches. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos em educação matematica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Percepções manifestas em pesquisas brasileiras sobre aprendizagem matemática em situação de jogo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: