
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moser, Alvino, 1933- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemke, Marli Dockhorn | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1992 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79124 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79124 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alvino Moser | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Inspirando-se na metodologia de Max Weber, esta pesquisa investiga a questão da sobrevivência das escolas confessionais particulares das Igrejas Luteranas (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e igreja Evangélica Luterana do Brasil) no Estado do Paraná - Brasil. A análise é feita seguindo-se a periodicidade das tendências filosófico-pedagógicas da escola tradicional, nova, tecnicista e histórico-crítica. Desde 1853 a 1992, em cada um dos períodos, é demonstrado como e porque as escolas confessionais vão desaparecendo. Em anexo à pesquisa, estão os apontamentos das escolas que sobrevivem atualmente bem como os apontamentos de algumas escolas luteranas e/ou alemãs extintas do Paraná. A pesquisa espera contribuir para com o problema da escola particular versus escola pública. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Based on Max Weber's methodology, this research investigates the survival of Private Confessional Schools in Protestant Churches (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB and Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB) in the State of Paraná - Brazil. The analysis follows the philosophical and pedagogical principles of traditional, behaviorist, technicist and progressist trends. It is presented how and why confessional schools have been disappearing during such corresponding theories from 1853 to 1992. Enclosed to the research there are notes of schools wich are surviving nowadays as well as notes of some Lutheran Protestants and/or German Schools which vanished in the State of Paraná. The research is expected to bring contributions to the problem of private versus public schools. | - |
| Formato: dc.format | 362 f. ; 28cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas protestantes - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A educação luterana no Brasil : um estudo sobre o desenvolvimento histórico, filosófico e sociológico das escolas luteranas no Paraná (1853-1992) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: