A educação luterana no Brasil : um estudo sobre o desenvolvimento histórico, filosófico e sociológico das escolas luteranas no Paraná (1853-1992)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoser, Alvino, 1933--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLemke, Marli Dockhorn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
Data de envio: dc.date.issued1992-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79124-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79124-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alvino Moser-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionResumo: Inspirando-se na metodologia de Max Weber, esta pesquisa investiga a questão da sobrevivência das escolas confessionais particulares das Igrejas Luteranas (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e igreja Evangélica Luterana do Brasil) no Estado do Paraná - Brasil. A análise é feita seguindo-se a periodicidade das tendências filosófico-pedagógicas da escola tradicional, nova, tecnicista e histórico-crítica. Desde 1853 a 1992, em cada um dos períodos, é demonstrado como e porque as escolas confessionais vão desaparecendo. Em anexo à pesquisa, estão os apontamentos das escolas que sobrevivem atualmente bem como os apontamentos de algumas escolas luteranas e/ou alemãs extintas do Paraná. A pesquisa espera contribuir para com o problema da escola particular versus escola pública.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Based on Max Weber's methodology, this research investigates the survival of Private Confessional Schools in Protestant Churches (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB and Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB) in the State of Paraná - Brazil. The analysis follows the philosophical and pedagogical principles of traditional, behaviorist, technicist and progressist trends. It is presented how and why confessional schools have been disappearing during such corresponding theories from 1853 to 1992. Enclosed to the research there are notes of schools wich are surviving nowadays as well as notes of some Lutheran Protestants and/or German Schools which vanished in the State of Paraná. The research is expected to bring contributions to the problem of private versus public schools.-
Formato: dc.format362 f. ; 28cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas protestantes - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA educação luterana no Brasil : um estudo sobre o desenvolvimento histórico, filosófico e sociológico das escolas luteranas no Paraná (1853-1992)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.