
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Autor(es): dc.creator | Stapassoli, Danielle Mari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79082 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79082 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Elisa Maria Dalla-Bona | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 05/09/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. Nesse sentido, Gianni Rodari, em seu livro Gramática da Fantasia (1982), ao apresentar diversas propostas lúdicas, que evidenciam o erro não como algo equivocado e a ser consertado, mas como possibilidades criativas de escrita, se mostra como uma alternativa consistente para aplicação e incentivo às produções textuais em sala de aula, bem como para suas reescritas. Nesta pesquisa-ação o objetivo é analisar os resultados da aplicação de algumas das propostas rodarianas no processo de escrita e reescrita das narrativas ficcionais dos estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Curitiba, tendo por base a sequência expandida de Cosson (2020). Utilizando-se das reflexões de Lerner (2002), Poslaniec (2006), Chambers (2007), Dalla-Bona (2012, 2013, 2014), Passarelli (2012), Soares (2014), Vigotski (2014), Tauveron (2014), Spinillo (2019), Ruiz (2020), a pesquisa destaca a eficácia da utilização de propostas criativas nas produções textuais, destacando-as como possibilidades na formação de leitores e escritores do literário já nos anos iniciais no Ensino Fundamental. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Forwarding and evaluating children's written production has always been a challenging topic in the classroom. Even more so with regard to proposals for correction and rewriting of texts constructed by them. In this sense, Gianni Rodari, in his book Gramática da Fantasia (1982), when presenting several playful proposals, which show the error not as something wrong and to be fixed, but as creative possibilities of writing, shows itself as a consistent alternative for application and encouragement of textual productions in the classroom, as well as for their rewriting. In this action research, the objective is to analyze the results of the application of some of the Rodarian proposals in the process of writing and rewriting the fictional narratives of students in a class of the 5th year of Elementary School, in a private school in the city of Curitiba, based on the expanded sequence of Cosson (2020). Using reflections from Lerner (2002), Poslaniec (2006), Chambers (2007), Dalla- Bona (2012, 2013, 2014), Passarelli (2012), Soares (2014), Vigotski (2014), Tauveron (2014), Spinillo (2019), Ruiz (2020), the research highlights the effectiveness of using creative proposals in textual productions, highlighting them as possibilities in the formation of literary readers and writers in the early years of Elementary School. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: