Crescimento e desenvolvimento da firma no mercado interno e a internacionalização das empresas brasileiras : o caso da Bematech

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Armando João, 1955-2022-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Guilherme Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:35:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:35:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79044-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Armando João Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Bematech, que se auto-define como empresa de tecnologia para o comércio, está presente em dezessete países e possui quatro centros de excelência em P&D: Brasil; China; Taiwan e EUA. A empresa encerrou o ano de 201 O contando com 1.144 colaboradores, com uma receita líquida de R$ 326,42 milhões e um lucro líquido de R$ 34,3 milhões. O artigo tem por objetivo traçar sua trajetória, desde seu surgimento, fruto da combinação de duas dissertações de mestrado, até a liderança do mercado nacional, aquisições e inserção internacional. Com aquisições no mercado interno e externo, investimentos constantes em P&D e foco no pequeno e médio varejo, a empresa estampa seu objetivo: "Ser a maior empresa do mundo em solução para pontos de venda até 2015". A reconstituição da história desta empresa baseou-se em dados secundários da firma, confrontados com a teoria da internacionalização de empresas. A principal conclusão do trabalho é que seu processo de internacionalização pnonzou exportações via representantes independentes, subsidiárias de vendas e, em menor número, aquisições de empresas no mercado interno e externo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Globalização-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Automação-
Título: dc.titleCrescimento e desenvolvimento da firma no mercado interno e a internacionalização das empresas brasileiras : o caso da Bematech-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.