Expansão recente do ensino fundamental no Brasil : uma análise sob as óticas de Sen e Hirschman

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Autor(es): dc.contributorDalto, Fabiano Abranches Silva, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorKuss, Carla Zwierzchaczewski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79014-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fabiano Abranches Silva Dalto-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho é examinar as condições históricas em que se deu a expansão recente do ensino fundamental no Brasil. Para tanto, analisa-se a teoria de Amartya Sen sobre o desenvolvimento, bem como a importância do papel do Estado na provisão de serviços educacionais. Além disso, é feita uma abordagem sobre o papel da decepção na mudança de preferência do consumidor sob a ótica de Albert O. Hirschman. Na seqüência, são analisados o contexto histórico e a expansão do ensino fundamental a partir de 1970, compreendendo a política educacional do período da ditadura militar, suas conseqüências e os avanços conquistados com a redemocratização. Nesse sentido, verifica-se que a Constituição de 1988 e a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996 representaram um grande avanço em direção à universalização do ensino fundamental no país. Observa-se, adicionalmente, que a expansão da rede privada de ensino se deu mais do proporcionalmente à expansão da rede pública no período analisado. Outros dados referentes à freqüência por tipo de rede ensino, aproveitamento dos alunos no ciclo fundamental e analfabetismo funcional indicam a existência de sérios problemas na qualidade dos serviços educacionais oferecidos, além do alto grau de polarização social.Verifica-se, portanto, um elevado grau de decepção com o ensino público, bem como a existência de desigualdade de liberdade quanto à opção por rede de ensino.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Brasil - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos econômicos - Brasil-
Título: dc.titleExpansão recente do ensino fundamental no Brasil : uma análise sob as óticas de Sen e Hirschman-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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